Muzenza coroa primeira rainha trans no último ensaio geral antes do Carnaval
Trancista Paloma Basttos irá representar o bloco afro na folia de 2025. Coroação foi apontada como vitória para comunidade LGBTQIAPN+

Foto: Maria Auxiliadora/Divulgação
O Muzenza do Reggae corou sua primeira rainha trans na noite da última sexta-feira (21), no último ensaio geral do bloco afro para o Carnaval 2025. A celebração aconteceu no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, em Salvador.
A escolhida para representar o bloco em 2025 foi Paloma Basttos, trancista e moradora do bairro da Lapinha, em Salvador. Para ela, receber o posto é a realização de um sonho que nunca pensou que seria possível.
"Sou grata a Deus, aos orixás e a mim mesma pela minha força de vontade. Muito obrigada, Bloco Muzenza, pela oportunidade", disse.
A agremiação ainda reconhece a coroação como uma vitória para a comunidade LGBTQIAPN+ e um apoio à luta por lugares de visibilidade e respeito para a população trans dentro da cultura do Carnaval.
"O Muzenza, com sua rebeldia, sentimento inclusivo e responsabilidade com a diversidade, está fazendo história, assim como fez em 2019, com sua rainha PCD", salientou Jorge Santos, diretor-presidente do bloco. Como a agremiação reitera, o título de rainha leva a força de uma história de resistência, beleza e empoderamento, repercutindo a mensagem que o bloco leva há mais de 40 anos.
Este ano no Carnaval, o Muzenza fará três desfiles: sábado (29) e terça-feira (3) no circuito Osmar (Campo Grande), e segunda (2), no circuito Dodô (Barra-Ondina).