Eleições

Na maior disputa em 28 anos, Senado tem 237 candidatos para 27 cadeiras

Na Bahia, são seis postulantes para uma vaga, uma dos pleitos menos concorridos

Por Da Redação
Ás

Na maior disputa em 28 anos, Senado tem 237 candidatos para 27 cadeiras

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Na disputa mais acirrada dos últimos 28 anos no Brasil, a eleição para o Senado de 2022 tem 237 candidatos para 27 cadeiras, uma média de 8,8 postulantes por vaga. 

Antes deste ano, o pleito mais disputado havia sido o de 2006, com oito concorrentes por cadeira. Já o menos acirrado foi o de 1994, com uma média de 4 candidatos por vaga.   

Entre os estados, o Rio de Janeiro tem a eleição mais concorrida para o Senado, com 14 candidatos por cadeira. Na outra ponta, estão Alagoas e Maranhão, com cinco a cada vaga.

A Bahia aparece empatada com o Mato Grosso do Sul e Ceará, com seis postulantes. Os candidatos baianos são Otto Alencar (PSD), Cacá Leão (PP), Tâmara Azevedo (Psol), Raíssa Soares (PL), Marcelo Barreto (PMN) e Cícero Ribeiro (PCO).

Cada estado tem três senadores, que assumem um mandato de oito anos. As eleições acontecem, no entanto, a cada quatro anos, para renovar uma ou duas vagas por unidade da federação, 27 ou 54 cadeiras das 81 na Casa. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário