Política

Na terceira tentativa, governo Jerônimo consegue aprovar 'Bahia pela Paz' na ALBA

Programa promete reduzir os índices de violência no Estado

Por Ane Catarine Lima
Ás

Atualizado
Na terceira tentativa, governo Jerônimo consegue aprovar 'Bahia pela Paz' na ALBA

Foto: Farol da Bahia

Após dois meses em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o projeto do programa Bahia pela Paz, que substitui o Pacto pela Vida, foi aprovado durante a sessão plenária da tarde desta terça-feira (14). Essa foi a terceira vez que o governo de Jerônimo Rodrigues (PT) tentou aprovar a matéria, que promete reduzir os índices de violência no Estado.

Na semana passada, a votação do texto foi adiada após pedido de vista (mais tempo para analisar a proposta) feito pela bancada de oposição. No dia 30 de abril, o projeto não foi apreciado por falta de quórum. 

O Bahia Pela Paz contará com um investimento de R$ 234 milhões para as ações a partir do segundo semestre de 2024. Esse montante está previsto nos programas temáticos do Plano Plurianual (PPA 2024-2027) e recebeu aprovação da Junta Orçamentária do Estado da Bahia.

Segundo o Executivo, esses recursos serão destinados à prevenção da violência e garantia de direitos, à segurança pública e defesa social, e à pactuação entre as instituições envolvidas.

Alan Sanches (União Brasil), líder da bancada de oposição na ALBA, criticou anteriormente a falta de transparência do governo estadual em relação ao projeto, especialmente no que diz respeito ao valor que será gasto para implementação. No entanto, após a aprovação, ele comentou:

"Na verdade esse projeto Bahia Pela Paz já está aqui há dois meses. Não tinha mais sentido, a gente segurar um projeto dessa magnitude, um projeto que a gente como oposição, não pode prejudicar nossa população. Tanto é que votamos a favor do projeto", disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.