Nadal ultrapassa Djokovic e vira novo líder do ranking mundial de tênis
Tenista espanhol está com vantagem de 640 sobre sérvio Novak Djolovic
Foto: Fernando Frazão/Agencia Brasil
O ranking da ATP ganhou novo líder. Trata-se do espanhol Rafael Nadal, que ultrapassou o Sérvio Novak Djokovic e agora está no topo da tabela mundial de tênis já nesta segunda-feira (4). Entretanto, a disputa está longe de finalizar nesta temporada. Atualmente, Nadal possui 9.585 pontos, 640 a mais que o rival Djokovic, e tentará manter a primeira colocação após a ATP Finals, última competição de primeiro nível com pontuação no ano.
Para poder retornar ao primeiro lugar do ranking no ATP Finals, Djokovic precisa torcer contra Rafael Nadal. De início, o espanhol terá que se recuperar de lesão, que o fez desistir antes da semifinal do Masters 1000 de Paris. Caso consiga disputar o torneio que finaliza a temporada, ele tem que perder ao menos uma partida no torneio e Djoko precisa ser campeão.
Caso Nadal não participe da competição, o segundo lugar na competição basta para Djokovic voltar ao topo. Cada triunfo no ATP Finals vale 200 pontos na fase de grupos, a vitória na fase semifinal concede 400, e vencer a final, 500. Já o suíço Roger Federer ocupa a terceira colocação da tabela neste momento, entretanto está atrás de ambos os rivais. Ele possui 6.190 pontos somados no circuito.