Vídeo: "Não aceito mordaça", diz Marco Aurélio durante sessão do STF
Ministro discutiu com Alexandre de Moraes e Luiz Fux
Foto: Reprodução
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio, se envolveu nesta quinta-feira (11) em uma confusão após apresentar uma ordem para substituir a prisão preventiva de Daniel Silveira por uma medida cautelar diversa da prisão. Os outros ministros que participavam da sessão virtual, Alexandre de Moares e Luiz Fux, foram contra o posicionamento.
Marco Aurélio solicitou ao presidente do Supremo, Luiz Fux, para que colocasse o processo em pauta, mas teve o pedido recusado. “Se o tribunal entende que não é oportuno o exame (da proposta), fico vencido na questão de ordem que suscitei. Agora, não posso silenciar e ser colocado numa camisa de força a essa altura da vida. Não aceito mordaça!” disse Marco Aurélio.
Anteriormente, ele já havia pedido que o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, introduzisse o processo para análise dos magistrados, no entanto, também negou.
“Com todo o respeito que eu tenho ao ministro Marco Aurélio, se assim for, amanhã eu trago uma lista de processos em que eu queira me manifestar e peço para vossa excelência (Fux) apregoar, mesmo o relator não trazendo o processo. Isso é um desrespeito ao relator”, disse Moraes.
“Longe de mim desrespeitar o relator, ainda mais se o relator é um xerife”, respondeu Marco Aurélio.