“Não cumpriu nenhum dos itens que combinei com ele”, diz Bolsonaro sobre acordo com Moraes
O presidente não entrou em detalhe sobre os termos que foram combinados com o ministro, em carta publicada após os atos do 7 de setembro
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil | Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Durante entrevista ao programa Perspectivas, do SBT, o presidente Jair Bolsonaro (PL) acusou o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes de não cumprir com o que foi acordado entre os dois para publicação da carta escrita com auxílio de Michel Temer, no ano passado, após os atos do 7 de setembro.
“Não falei isso para ninguém, estou falando primeiro para você. Estava eu, Michel Temer e um telefone celular na minha frente. Ligamos para o Alexandre de Moraes e falamos três vezes com ele, e combinamos umas certas coisas para assinar aquela carta. Ele não cumpriu nenhum dos itens que eu combinei com ele”, disse.
O presidente, no entanto, não quis dar detalhes sobre os termos do acordo e se resumiu a dizer que são questões “para diminuir a pressão que ele [Moraes] faz até hoje em cima das pessoas que me apoiam”, declarou, citando a cassação do deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil-), que perdeu o mandato por disseminar fake news sobre as urnas eletrônicas.
Durante as manifestações de 7 de setembro do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro fez investidas contra ao sistema eleitoral brasileiro e ao ministro Alexandre de Moraes, ao afirmar que “qualquer decisão do senhor Alexandre de Moraes, este presidente não mais cumprirá”. Dois dias depois, com o auxílio do ex-presidente Michel Temer (MDB), Bolsonaro publicou uma carta alegando que “nunca teve a intenção de agredir quaisquer dos poderes”.