"Não existe aqui alguém que vai falar de ‘metralhada’ contra a oposição", diz novo ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais
Deputado do PT, Padilha assumiu o cargo nessa segunda-feira (2)
Foto: Reprodução
O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) prometeu "diálogo" no Congresso durante o discurso de posse ao cargo de ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, nessa segunda-feira (2). A pasta é responsável pela articulação política do governo federal no desenho ministerial do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"Esse ministério é o ministério do diálogo. Esse governo, liderado pelo presidente Lula e pelo vice-presidente Alckmin, é o governo do diálogo. Não existe aqui alguém que vai falar de ‘metralhada’ contra a oposição. Essa época acabou. Neste ministério está proibido insultar, agredir, ameaçar qualquer agente político, seja ele de qualquer partido. Neste ministério do governo do presidente Lula está proibido desrespeitar ou discriminar qualquer pessoa pela sua situação sócio-econômica. Neste ministério está proibido praticar qualquer ato do crime de racismo, do crime da homofobia, da misoginia. É com respeito e diálogo à diversidade que a gente pode dar conta dos desafios que o país tem pela frente", disse.
Padilha já foi ministro da mesma pasta por mais de um ano no final do segundo mandato de Lula. Saiu da função para ser ministro da Saúde no primeiro mandato de Dilma Rousseff (PT).
O deputado petista comandou as negociações políticas do governo, especialmente com o Congresso Nacional e partidos políticos, e foi empossado por Lula em 1° de janeiro.