"Não fomos nós que cortamos o Censo", garante Guedes
A pesquisa foi cancelada por falta de orçamento
Foto: Agência Brasil
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta-feira (28) não ter interferido na decisão do Governo Federal que suspendeu a realização do Censo 2021 por falta de orçamento. "Não fomos nós que cortamos o Censo (do Orçamento). Quem aprovou o corte foi o Congresso e a explicação que nos deram é que, com a pandemia, o isolamento social impedia que as pessoas fossem de casa em casa", disse.
Além disso, Guedes disse que iria se informar a respeito da possibilidade de arrumar recursos para a pesquisa.
Também nesta quarta-feira, o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, atendeu uma ação do governo do Maranhão e determinou que a União adote medidas para a realização do Censo 2021.
Na última sexta-feira (23), o secretário especial de Fazendo do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, afirmou que o Censo Demográfico não será realizado neste ano. Segundo o secretário, o Orçamento 2021 não traz recursos para a realização da pesquisa.
O Censo Demográfico tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros.