• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Não há surto de HIV entre jovens de 14 a 19 anos na Bahia, afirma Sesab

Não há surto de HIV entre jovens de 14 a 19 anos na Bahia, afirma Sesab

Ao contrário do que foi noticiado, pasta informou ao Farol da Bahia que números parciais de 2025 indicam tendência de queda

Por Da Redação
Às

Atualizado
Não há surto de HIV entre jovens de 14 a 19 anos na Bahia, afirma Sesab

Foto: Rovena Rosa/Agencia Brasil

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) esclareceu ao Farol da Bahia que não há surto de HIV entre jovens e adolescentes de 14 a 19 anos no estado. A informação falsa circulou nas redes sociais nos últimos dias, mas, de acordo com a pasta, os números parciais de 2025 apontam uma tendência de queda. 

Segundo os registros oficiais enviados pela Sesab ao Farol da Bahia, foram notificados 137 casos em 2022, 158 em 2023 e 186 em 2024. Em 2025, até o momento, são 93 casos, indicando uma queda em relação ao ano anterior. 

Além disso, a taxa de detecção passou de 10,8 casos por 100 mil habitantes em 2022 para 12,4 em 2023 e 13,9 em 2024, caindo para 7,0 casos por 100 mil em 2025.

O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é responsável por enfraquecer o sistema imunológico, tornando o organismo mais vulnerável a infecções e algumas doenças. Ele é transmitido principalmente por relações sexuais sem proteção, compartilhamento de agulhas ou de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação.

Para prevenir a infecção, além do uso de preservativos, existe o PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), medicamento que, quando tomado corretamente, reduz significativamente o risco de contrair o HIV. O PrEP é fornecido de maneira gratuita pelo SUS nos postos de saúde.

A Sesab reforça a importância da prevenção, testagem regular e acompanhamento médico para garantir a saúde dos jovens.

Entenda as diferenças entre PrEP e PEP contra o HIV e quando optar por uma ou por outra
Quase 80% dos casos notificados de HIV/Aids na Bahia em 2024 são de pessoas entre 20 e 49 anos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário