"Não moveu uma palha", diz Caetano sobre atuação do ex-presidente Bolsonaro sobre o fechamento da Ford
Montadora deixou Camaçari em 2021

Foto: Reprodução
O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), fez críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a inauguração da fábrica da BYD, nesta quinta-feira (8). O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Caetano mencionou o fechamento da Ford, ocorrido em janeiro de 2021, quando Bolsonaro ocupava a Presidência.
"A fábrica da Ford fechou sem dar satisfação para ninguém, para nenhuma autoridade. O presidente da República da época não moveu uma palha pra segurar aqui a Ford", afirmou o prefeito.
Caetano também lembrou a mobilização local no período da saída da montadora.
"Nós chegamos aqui às 5 horas da manhã, em cima de um carro de som, juntamente com o sindicato e com diversos parlamentares da oposição à época. E eu vi o povo todo chorando de tristeza. Muita gente com as suas famílias, aqueles trabalhadores que não sabia, só veio saber no dia em que a Ford foi fechada. E nós reagimos e nós lutamos, mas não conseguimos êxito", declarou.
A antiga estrutura da montadora norte-americana, desativada naquele ano, foi o espaço escolhido para a instalação da nova unidade da BYD.
"Precisou Luiz Inácio Lula da Silva voltar a ser presidente para trazer a BYD. A fábrica que produz três vai produzir 6, 7 vezes mais do que produzia a Ford", completou.