• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Vídeo: Tarcísio rebate acusação de atuar contra MP do IOF: 'Tenha vergonha, Haddad'

Vídeo: Tarcísio rebate acusação de atuar contra MP do IOF: 'Tenha vergonha, Haddad'

Governador de SP acusou ministro de 'ficar jogando uns contra os outros de forma absurda e querer que a população apoie aumento de impostos'

Por Da Redação
Às

Vídeo: Tarcísio rebate acusação de atuar contra MP do IOF: 'Tenha vergonha, Haddad'

Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP e Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Acusado pelo governo federal de atuar contra os interesses nacionais em relação à política tributária, por supostamente ter atuado nos bastidores pela rejeição da Medida Provisória alternativa ao IOF, na última quarta-feira (8), Tarcísio de Freitas (Republicanos) criticou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nas redes sociais. Em vídeo publicado nesta quinta-feira (9), o governador de São Paulo afirma que “paciência tem limite”.

“Ficar jogando uns contra os outros de forma absurda e querer que a população apoie aumento de impostos, ninguém, nem eu nem o país, vai apoiar. Já chega. Tenha vergonha, Haddad, respeite os brasileiros”, disse Tarcísio. Na publicação, o governador de SP afirma ser vítima de uma campanha de difamação do PT e de disseminação de "ódio e medo".

A relação entre Haddad e Tarcísio voltou a estremecer na última quarta-feira (8), após o Congresso aprovar um requerimento que retirou a MP da pauta no último dia de validade, deixando a iniciativa do governo federal — que aumentava a tributação sobre investimentos do mercado financeiro — caducar. Conhecido como "MP do IOF", o texto foi apresentado pelo Planalto em junho deste ano, na tentativa de compensar a perda de arrecadação após o Legislativo barrar o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras.

Na esteira da derrota legislativa, parlamentares do PT, entre eles o relator da MP, Carlos Zarattini (SP), acusam Tarcísio de articular, nos bastidores, um acordo para atrasar a votação da última quarta-feira (8) e permitir que a medida do governo perdesse a validade. Na manhã desta quinta (9), Haddad declarou que a política fiscal do governo Lula não prejudicará os empresários paulistas, apesar da manobra do governador.

“Nós vamos agir para atender os anseios dos paulistas da mesma maneira que fizemos até aqui, mesmo com a notícia de que o governador do estado agiu, na minha opinião, em detrimento dos interesses nacionais para proteger a Faria Lima”, afirmou o ministro.

Líder do PL afirma ter pedido ajuda aos governadores

No vídeo publicado mais cedo, Tarcísio não confirma nem descarta que tentou costurar um acordo contra a MP do governo. Porém, o líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), citou o governador na última quarta (8): “Eu pedi ajuda ao governador Tarcísio desde ontem. Conversei com ele ontem umas três vezes e hoje umas quatro, pedindo ajuda”, afirmou.

Depois da repercussão negativa, o líder do PL voltou ao assunto nesta quinta-feira (9), afirmando que a articulação contou com o apoio de outros governadores, como Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, e Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, e que não havia mencionado os outros nomes por um "lapso de memória".

Confira mais no vídeo abaixo:

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário