Nasa divulga base impressa em 3D onde voluntários ficarão isolados 1 ano em Marte
Estação vai testar profissionais para descobrir efeitos de isolamento em ambiente inóspito para a saúde
Foto: Reprodução/YouTube
A Nasa desenvolveu um ambiente impresso em 3D para simular como será uma possível base na superfície de Marte. A ideia da agência espacial é descobrir como os efeitos do isolamento e do ambiente hostil do planeta pode afetar os seres humanos.
O ambiente conta com 160 metros quadrados, quatro quartos pequenos e areia vermelha e todos os lados. Além de dois banheiros, uma fazenda vertical, uma sala para cuidados médicos, estações de trabalho e sala para relaxar.
A instalação, chamada Análogo de Exploração de Desempenho e Saúde da Tripulação (CHAPEA, na sigla em inglês), foi apresentada na última semana. O local faz parte de uma enorme base de pesquisa em Houston, no Texas.
Na primeira etapa de testes, que inicia em junho, quatro voluntários que não são astronautas irão participar e ficar isolados por um ano inteiro. A ideia é monitorar indicadores de saúde física e mental, e saber possíveis reações de um isolamento tão longo em um ambiente inóspito.
No local, eles também vão enfrentar situações estressantes relativamente comuns na rotina de um astronauta em serviço, como falhas mecânicas e recursos escassos.
A ideia é juntar dados e recursos e preparar uma ida à Marte, por volta de 2040.