Nasa registra pela primeira vez o momento em que estrela é 'devorada' por buraco negro
O fenômeno é resultado dos efeitos gravitacionais
Foto: Ilustração
Em um estudo publicado nesta quinta-feira (25) pela revista "The Astrophysical Journal", foi revelado que a agência espacial norte-americana (Nasa) observou pela primeira vez o momento em que uma estrela é "engolida" por um buraco negro supermassivo. No estudo, os cientistas defendem que descoberta é um marco para entender mais sobre este fenômeno.
Ainda segundo os astrônomos, o que o satélite capturou foi a destruição de uma estrela por meio de efeitos gravitacionais – as chamadas "perturbações de maré", ou da sigla em inglês TDE.
Tal fenômeno ocorre quando as forças do buraco supermassivo domina a gravidade do corpo celeste e o despedaça.
A interação, que recebeu o nome de ASASSN-19bt emitiu uma luz que pôde ser identificada pelo satélite TESS. Os cientistas explicam que, em uma destruição como esta, parte do material da estrela que é "engolido" pelo buraco negro emite um disco de gás quente e brilhante.
Os buracos negros são uma enorme quantidade de massa concentrada em um espaço muito reduzido. Seu campo gravitacional é tão forte que ele atrai para si tudo o que se aproxima dele, inclusive a luz.