Na França, incêndio atinge indústria química em Rouen
Rio Sena corre o risco de poluição por produtos químicos
Foto: Reprodução | Pascal Rossignol/ Reuters
Nesta quinta-feira (26), um incêndio de grandes proporções atinge uma indústria química em Rouen, na região francesa da Normandia. Cerca de 200 bombeiros estão mobilizados para conter as chamas.
Na usina Lubrizol, fábrica de aditivos para enriquecer óleos, combustíveis ou tintas industriais, o incêndio começou por volta das 2h45. Uma série de explosões dificultou o avanço do trabalho dos bombeiros.
O rio Sena, que atravessa Paris e desemboca no estuário de Le Havre, no Canal da Mancha, corre o risco de poluição por produtos químicos. A cidade de Rouen fica a 140 km de Paris.
"Seguimos lutando contra o fogo com um risco de contaminação do [rio] Sena, devido ao transbordamento dos depósitos de retenção", afirmou Pierre André Durand, prefeito de Seine-Maritime - região onde está Rouen. Ele ainda informou que as primeiras análises indicam que não há indícios de "toxicidade aguda nas principais moléculas". Por precaução, as autoridades recomendaram aos moradores de Rouen e de outras 12 cidades a permanecerem em casa e evitarem se expor à fumaça.