• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Navio com minério da Vale corre risco de naufrágio no litoral do Maranhão
Brasil

Navio com minério da Vale corre risco de naufrágio no litoral do Maranhão

Vinte tripulantes do navio foram retirados com segurança

Por Da Redação
Ás

Navio com minério da Vale corre risco de naufrágio no litoral do Maranhão

Foto: Reprodução

Um grande navio da empresa sul-coreana Polaris, que faz transporte de minério da Vale, corre risco de naufrágio no litoral do Maranhão. A situação está sendo monitorada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), com a apoio técnico e operacional da mineradora.

Em nota, a Vale informou que o operador do navio MV Stellar Banner comunicou à empresa que a embarcação sofreu uma avaria na proa depois de deixar o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), na noite de segunda-feira (24), já fora do canal de acesso ao porto.

Segundo a mineradora, por medida de precaução, vinte tripulantes do navio foram evacuados com segurança. Além disso, para evitar o naufrágio o comandante adotou manobra de encalhe a cerca de 100 km da costa de São Luís.

“A embarcação, construída em 2016, é de propriedade e operada pela empresa sul-coreana Polaris. Como operadora portuária, a Vale está atuando com suporte técnico-operacional, com o envio de rebocadores, e colaborando com as autoridades marítimas”, disse a Vale em nota.
Segundo o site Marine Traffic, o navio MV Stella Banner tem como destino o porto de Qingdao, na China, onde era esperado para chegar em 4 de abril. O navio, com bandeira das Ilhas Marshall, tem 340 metros de comprimento, carrega 300 mil toneladas de minério e foi construído em 2016, segundo informou O Estado de S. Paulo.

A Marinha do Brasil informou que foi instaurado um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do incidente. O órgão da Defesa informou que foram identificados 2 vazamentos avante da embarcação.

Na manhã desta quarta-feira (26), a Marinha realizou uma reunião com o agente marítimo, 1 representante da Vale, uma autoridade portuária e 2 membros da empresa Ardent Global, contratada pelo armador para plano de salvamento da embarcação.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário