Navio com minério da Vale corre risco de naufrágio no litoral do Maranhão
Vinte tripulantes do navio foram retirados com segurança
Foto: Reprodução
Um grande navio da empresa sul-coreana Polaris, que faz transporte de minério da Vale, corre risco de naufrágio no litoral do Maranhão. A situação está sendo monitorada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), com a apoio técnico e operacional da mineradora.
Em nota, a Vale informou que o operador do navio MV Stellar Banner comunicou à empresa que a embarcação sofreu uma avaria na proa depois de deixar o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), na noite de segunda-feira (24), já fora do canal de acesso ao porto.
Segundo a mineradora, por medida de precaução, vinte tripulantes do navio foram evacuados com segurança. Além disso, para evitar o naufrágio o comandante adotou manobra de encalhe a cerca de 100 km da costa de São Luís.
“A embarcação, construída em 2016, é de propriedade e operada pela empresa sul-coreana Polaris. Como operadora portuária, a Vale está atuando com suporte técnico-operacional, com o envio de rebocadores, e colaborando com as autoridades marítimas”, disse a Vale em nota.
Segundo o site Marine Traffic, o navio MV Stella Banner tem como destino o porto de Qingdao, na China, onde era esperado para chegar em 4 de abril. O navio, com bandeira das Ilhas Marshall, tem 340 metros de comprimento, carrega 300 mil toneladas de minério e foi construído em 2016, segundo informou O Estado de S. Paulo.
A Marinha do Brasil informou que foi instaurado um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do incidente. O órgão da Defesa informou que foram identificados 2 vazamentos avante da embarcação.
Na manhã desta quarta-feira (26), a Marinha realizou uma reunião com o agente marítimo, 1 representante da Vale, uma autoridade portuária e 2 membros da empresa Ardent Global, contratada pelo armador para plano de salvamento da embarcação.