Navio transportando 750 toneladas de óleo diesel afunda na Tunísia
Todos os sete tripulantes da embarcação foram resgatados
Foto: Reprodução
Um navio-tanque transportando 750 toneladas de diesel do Egito para Malta, na Europa, afundou neste sábado (16) no Golfo de Gabes, localizado na costa sudeste da Tunísia, Norte da África.
A embarcação Xelo, que opera com bandeira da Guiné Equatorial, saiu do porto de Damietta e adentrou a Tunísia na noite de sexta-feira (15) em razão de dificuldades climáticas na região.
Segundo as autoridades, os sete membros que estavam na tripulação foram resgatados. Além disso, o governo anunciou medidas para tentar "evitar um desastre ambiental".
No local, barreiras vão cercar a posição em que o navio afundou para evitar a propagação do combustível. Mais dois submarinos vão inspecionar a água para localizar algum vazamento e poder iniciar o processo de sucção do óleo.
Mais cedo, o ministério do Meio Ambiente da Tunísia informou que a água começou a entrar no navio a cerca de sete quilômetros da costa no Golfo de Gabes, inundando a sala de máquinas. Já o porta-voz do governo local, Mohamed Karray, informou que um comitê de prevenção de desastres deve se reunir para discutir o assunto.
A ministra do Meio Ambiente, Leila Chikhaoui foi a Gabes "para avaliar a situação e tomar as decisões preventivas necessárias em coordenação com as autoridades regionais".