Brasil

Negros ocupam só 0,4% dos cargos de chefia no Brasil, diz pesquisa

Vagas.com aponta que negros só lideram em posições operacionais e técnicas

Por Da Redação
Ás

Negros ocupam só 0,4% dos cargos de chefia no Brasil, diz pesquisa

Foto: Agência Brasil/Valter Campanato

Um levantamento feito pela Vagas.com, empresa de soluções tecnológicas de recrutamento e seleção, aponta que a proporção dos negros em cargos de chefia permanece bem abaixo da observada entre os trabalhadores brancos. Na posição de diretoria é onde a diferença é mais acentuada: 0,4% desses cargos são ocupados por negros, mesma proporção dos indígenas, enquanto os brancos aparecem com 1,1%, e amarelos com 0,9%.

A pesquisa mostra, ainda, que os negros também são minoria em supervisão e coordenação (3,9%, contra 4,9% de amarelos, 5,2% de brancos e 3,5% de indígenas). Já na posição de gerência, a desigualdade racial continua: 1,9%, ante 2% de indígenas, 3,3% de brancos e 3,6% de amarelos.

Os negros só  lideram em posições operacionais (33,2%) e técnicas (6,3%). Ainda segundo o levantamento, no nível sênior os negros ocupam a menor porcentagem dos cargos entre as demais raças: 1,3%, ante 2,2% dos brancos e 1,8% de amarelos e indígenas. Já no nível pleno, eles representam 3,6% dos cargos, contra 5,5% entre os brancos, 4,6% entre amarelos e 3,4% entre indígenas.

 

O levantamento foi realizado em agosto deste ano, considerando o nível de cargo cadastrado pelos usuários no portal Vagas.com, com 18,7 milhões de candidatos cadastrados no banco de dados. “Apesar do avanço dos programas de diversidade e inclusão no ambiente corporativo, os negros ainda continuam marginalizados e com baixa representatividade do meio ao topo da pirâmide hierárquica", conclui Renan Batistela, integrante do comitê de Diversidade & Inclusão da Vagas.com.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.