Neonazista é condenado à prisão perpétua na Alemanha

Homem foi responsabilizado por morte de político pró-imigrantes

Por Da Redação
Ás

Neonazista é condenado à prisão perpétua na Alemanha

Foto: Reprodução/Getty Images

A Justiça da Alemanha sentenciou, nesta quinta-feira (28), o neonazista Stephan Ernst, de 47 anos, a uma prisão perpétua. Ele foi condenado pelo assassinato, em junho de 2019, de um político que favorecia a acolhida de migrantes. Ernst matou, com um tiro na cabeça, Walter Lübcke, um político de 65 anos da União Cristã Democrática (CDU), o partido de centro-direita de Angela Merkel. 

Seu cúmplice, que o ensinou a atirar sem saber de suas intenções, foi condenado a um ano e seis meses de prisão. Lübcke foi o primeiro político assassinado no país desde 1945. Durante o julgamento, Ernst pediu perdão à família da vítima por seu crime "cruel e covarde". A vítima havia manifestado seu claro apoio à recepção de migrantes decidida por Merkel. Entre 2015 e 2016, mais de um milhão de refugiados foram recebidos na Alemanha.  

Ernst era conhecido desde o final dos anos 80 como um simpatizante neonazista potencialmente violento. Ele era suspeito de ter planejado um ataque a bomba em uma residência para requerentes de asilo politico em 1993. Em 2009, ele participou de distúrbios racistas em Dortmund.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário