China passa a usar cotonete para detectar Covid-19 pelo ânus
Método tem como objetivo conter surtos da doença
Foto: Reprodução/ Getty Images
Algumas cidades da China passaram a realizar testes de Covid-19 com amostras de cotonetes retiradas do ânus para detectar infecções pelo vírus. O método faz parte de uma das estratégias que o país asiático adotou para conter surtos da doença.
O exame anal consiste na inserção de um cotonete embebido em solução salina de 3 a 5 centímetros no ânus, seguido de uma rotação. O recolhimento de amostras é necessário para o método PCR.
Em Pequim, por exemplo, mais de mil membros da comunidade de uma escola primária, entre professores, funcionários e alunos, foram submetidos ao teste após a notificação de um caso de Covid-19 na região. Os exames também foram feitos no nariz e na garganta.
Na internet, usuários da rede social Weibo expuseram suas reações sobre o exame. "Não é muito doloroso, mas é super humilhante", afirmou um usuário. "Eu fiz dois testes anais. No processo, eles também fizeram um swab da garganta. A cada vez, eu temia que a enfermeira se esquecesse de trocar o swab entre os dois", brincou outro.