• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Netanyahu e Trump se reúnem pela terceira vez em menos de três meses para discutir Oriente Médio e Ucrânia

Netanyahu e Trump se reúnem pela terceira vez em menos de três meses para discutir Oriente Médio e Ucrânia

Em jantar na Casa Branca, líderes trataram de estratégias para Gaza, negociação com Irã e envio de armas à Ucrânia

Por Da Redação
Ás

Netanyahu e Trump se reúnem pela terceira vez em menos de três meses para discutir Oriente Médio e Ucrânia

Foto: Wikimedia Commons

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontraram novamente na noite de segunda-feira (7). Esse é o terceiro encontro entre os dois em menos de três meses. As informações são do g1.  

Em um jantar privado na Casa Branca, os dois aliados traçaram estratégias para a Faixa de Gaza, mas também discutiram Irã, formas de manter Netanyahu no poder e até uma indicação para o Prêmio Nobel da Paz.

A reunião foi particular, mas os líderes indicaram os principais pontos discutidos entre eles em uma conversa com a imprensa. 

Netanyahu disse que seu governo e o de Trump estão buscando países que concordem em receber palestinos que vivem atualmente na Faixa de Gaza.

Trump disse que há "ótima cooperação" por parte de países no Oriente Médio procurados por EUA e Israel, mas não especificou se algum deles havia aceitado a proposta.

O primeiro-ministro de Israel afirmou que a parceria daria aos palestinos um "futuro melhor", sugerindo que os moradores de Gaza poderiam se mudar para países vizinhos.

"Se as pessoas quiserem ficar, podem ficar, mas se quiserem sair, devem poder sair", disse Netanyahu. "Estamos trabalhando em estreita colaboração com os Estados Unidos para encontrar países que busquem realizar o que sempre dizem, que querem dar aos palestinos um futuro melhor. Acho que estamos perto de encontrar vários países."

Durante o jantar com Netanyahu, Trump também afirmou que os Estados Unidos têm que mandar mais armamento para a Ucrânia durante a guerra contra a Rússia.

"Temos que fazer isso”, disse Trump quando perguntado sobre o envio adicional de armas para Kiev. “Eles precisam ser capazes de se defender".

Trump disse que os Estados Unidos marcaram novas conversas com o Irã para negociar um acordo nuclear. Afirmou ainda que "gostaria de suspender as sanções com o Irã em algum momento".

Antes de viajar a Washington, Netanyahu afirmou que aproveitaria o encontro para agradecer a Trump pelos ataques dos EUA contra instalações nucleares no Irã, no mês passado. Os bombardeios resultaram em um cessar-fogo entre Tel Aviv e Teerã após 12 dias de guerra.

Nobel da Paz

O primeiro-ministro de Israel anunciou ter indicado o nome de Trump ao Prêmio Nobel da Paz. Netanyahu entregou ao presidente dos EUA uma carta reproduzindo a indicação que ele disse ter sido enviada à organização da premiação, sediada na Noruega.

Segundo o líder israelense, a indicação foi feita por conta dos "esforços" do presidente dos EUA em garantir a paz no Oriente Médio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário