New York Times incorpora ‘tchutchuca’ no vocabulário depois de provocação de youtuber à Bolsonaro
Gíria viralizou nas redes e chamou atenção da mídia
Foto: Clauber Cleber Caetano/PR
Pela primeira vez na história, o jornal New York Times, considerado um dos mais lidos do mundo, incorporou o termo "tchutchuca" no vocabulário. O fato ocorre após um youtuber brasileiro ter denominado assim o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), por conta de sua postura com o centrão. A gíria viralizou nas redes e chamou atenção da mídia.
Diversos veículos internacionais, no entanto, tiveram dificuldades com a tradução. O monitoramento do vocabulário do New New York Times é feito por uma página no Twitter. Apesar de "tchutchuca" ter sido anunciado como um novo vocábulo do jornal apenas nesta sexta-feira (26), a matéria publicada é de sábado passado, dois dias depois do incidente entre o presidente e o youtuber Wilker Leão.
Na ocasião, o youtuber filmou o momento em que o presidente o aborda e tenta tirar seu celular após ter sido xingado de "tchutchuca do centrão", entre outras ofensas. A reportagem do NYT precisou contratar uma tradutora para ajudar na missão de transmitir ao leitor internacional o real significado do que Bolsonaro foi chamado.