Nikolas Ferreira questiona ex-diretor da Abin sobre declaração de Dino

O deputado federal relembrou durante a CPMI 8/1 declaração em que o ministro nega ter sido alertado sobre atentados

Por Da Redação
Ás

Nikolas Ferreira questiona ex-diretor da Abin sobre declaração de Dino

Foto: Agência Brasil

Na reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Atos de 8 de Janeiro de 2023 (CPMI 8/01) desta terça-feira (1), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) questionou o ex-diretor adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Saulo Moura, sobre o envio de relatórios ao Ministério da Justiça.

Durante seu depoimento, o ex-diretor alegou que os alertas foram enviados à Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e foi confrontado pelo deputado mineiro, que relembrou a negativa do ministro da Justiça Flávio Dino em relação ao recebimento dos alertas sobre os ataques.

O deputado condenou o acontecido, considerando incompreensível a mensagem ser encaminhada e não ser recebida. Nikolas caracterizou o impasse como uma questão de incompetência ou um ato de omissão e voltou a pressionar o interrogado.

Saulo Moura, que não citou nominalmente o ministro em seu depoimento, explicou que não existe mecanismo de confirmação dos órgãos, tornando impossível identificar quem teve acesso às informações. "É impossível saber, das 48 agências, quem leu a informação. [...] Não posso lhe afirmar se o Ministério da Justiça ficou a par ou não dessa informação. Não temos o controle dessa cadeia", respondeu ele.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário