Niltinho afirma desejo do PP em assumir secretaria no governo Jerônimo Rodrigues
Segundo o deputado estadual, a ocupação de um espaço no governo oficializa o retorno à base governista
Foto: Farol da Bahia
O deputado estadual Niltinho, líder do PP na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), afirmou ao Farol da Bahia que o partido tem interesse em assumir uma secretaria no governo de Jerônimo Rodrigues (PT). O desejo surge em meio às mudanças na estrutura administrativa que o governador já anunciou publicamente que fará até o final do ano.
Segundo o parlamentar, até o momento, ocorreram apenas conversas informais, sem que o partido tenha imposto qualquer condição sobre o espaço que deseja ocupar no governo.
“Há um desejo das partes. O governador já sinalizou publicamente o desejo de conversar com o PP sobre isso. Da mesma forma, o presidente estadual do partido, Mário Negromonte Júnior. Já houveram conversas informais, mas a expectativa é que, em breve, a gente possa formalizar e sentar para discutir de que forma nós podemos contribuir com o governo de Jerônimo Rodrigues”, afirmou o deputado.
“Não sugerimos nenhuma secretaria ao governador, não colocamos nenhum tipo de condição. Pelo contrário, só deixamos claro nosso desejo de contribuir com a gestão. Quando ele entender que existe alguma pasta ou algum espaço dentro do governo em que o partido possa contribuir, nos trará possibilidades”, completou.
Niltinho disse ainda que, com o PP assumindo uma secretaria, o retorno oficial da sigla à base do governo Jerônimo seria consolidado, embora os deputados estaduais já se posicionem como governistas no Legislativo baiano.
Há um forte movimento interno na legenda para migrar para o governo, o que reforça as articulações do deputado federal Mário Negromonte Júnior. No entanto, as principais resistências a essa mudança de posição vêm do secretário de Governo da Prefeitura de Salvador, Cacá Leão, do secretário-geral do PP, Jabes Ribeiro, e do prefeito de Jequié, Zé Cocá.
Proposta na mesa
O governador Jerônimo Rodrigues já afirmou que, para integrar o PP à base, é importante o alinhamento da Executiva estadual do partido com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No âmbito federal, os deputados João Leão e Cláudio Cajado são os principais resistentes à adesão do PP ao governo baiano. Nos bastidores, uma das estratégias cogitadas para convencer Cajado seria a indicação de Andréia Xavier (PP), ex-prefeita de Dias D’Ávila e esposa do deputado federal, para assumir o comando da Secretaria de Planejamento (Seplan).