“Ninguém vetará nem calará a Venezuela”, afirmou Maduro após bloqueio do Brasil nos Brics
As falas foram feitas durante um programa na TV estatal
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
O presidente Nicolás Maduro declarou no último sábado (26), durante discurso, que “ninguém vetará nem calará a Venezuela” A fala se referiu ao bloqueio feito pelo Brasil para que a Venezuela não entre nos Brics durante a reunião de cúpula na cidade russa de Kazan.
“Não existe força nesta terra, eu digo, que cale a voz da rebeldia e da justiça da Venezuela. Nem hoje, nem amanhã, nem nunca, ninguém vetará nem calará a Venezuela. E quem tentar, vai secar”, afirmou Maduro, falando sobre o Brasil, durante um programa na TV estatal.
“Há aqueles que, no passado (…) tentaram calar a voz da Venezuela e o que aconteceu com os que tentaram calar a voz da Venezuela e o que aconteceu com os que tentaram calar nossa voz? Secaram, estão secos, desapareceram do mapa da história, caíram na lata de lixo da história”, acrescentou.
O presidente retornou a Caracas após sua participação na reunião de cúpula dos Brics, grupo ao qual a Venezuela esperava aderir como membro ativo, mas um veto do Brasil impediu a entrada do país.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a Venezuela tinha o “respaldo e apoio dos países participantes” da cúpula “para a formalização de sua entrada” como sócio do bloco, mas o Brasil, em um “gesto hostil” vetou a entrada.