• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Nível do Guaíba sobe 23 centímetros e prefeitura emite alerta para inundações em áreas de risco no RS
Brasil

Nível do Guaíba sobe 23 centímetros e prefeitura emite alerta para inundações em áreas de risco no RS

Aumento acontecem em 11 horas, entre este domingo (23) e segunda-feira (24)

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Nível do Guaíba sobe 23 centímetros e prefeitura emite alerta para inundações em áreas de risco no RS

Foto: Reprodução/ RBS TV

O nível do lago Guaíba subiu 23 centímetros nas últimas 11 horas, de domingo (23) para esta segunda-feira (24). A situação fez com que a prefeitura de Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), emitisse um alerta de risco de inundação em áreas consideradas vulneráveis a enchentes.

A região registra clima instável desde o final de semana, com previsão para esta segunda de temporais e chuva volumosa, com risco de transtornos significativos, nas regiões noroeste, norte e serra, de acordo com dados da Climatempo.

"A Defesa Civil de Guaíba orienta a todos que se encontram em áreas de risco, nas margens do lago, que busquem um local seguro ou dirijam-se ao abrigo municipal do Ginásio do Coelhão", disse o Executivo Municipal em nota.

Segundo informações da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o nível do lago Guaíba estava em 3,19 metros à 1h da manhã de domingo. O nível subiu gradualmente durante o dia até chegar em 3,33 metros às 22h.

Já na madrugada desta segunda-feira, o nível do Guaíba alcançou 3,38 metros às 0h44, 3,42 metros às 5h45 da manhã e ficou em 3,40 metros às 6h45, segundo a medição. A taxa de inundação é de 3,60 metros.

A prefeitura de Guaíba explica que isso ocorre principalmente devido à incidência de ventos nas direções Sul e Sudeste, o que represa a água do lago. O fenômeno deve se estender pelo menos até terça-feira (25).

Em caso de emergência, o poder público orienta a população a entrar em contato pelos telefones 190, 193 ou 199.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul registrou 177 óbitos em razão da catástrofe ambiental que assola o estado desde o final de abril. Há 37 pessoas desaparecidas. Mais de 800 pessoas ficaram feridas durante as enchentes e há mais de 10 mil fora de casa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário