No ano 2000, resultado real de eleição americana demorou mais de um mês
Após resultado demorado entre Trump e Biden, jornal relembra disputa entre Bush e Al Gore
Foto: Getty Images
Com o resultado das eleições presidenciais americanas ainda indefinido, tendo o pleito disputado entre o candidato democrata Joe Biden e o republicano Donald Trump, que promete ir à justiça para rever a contagem de votos, o jornal americano The New York Times revelou outro resultado que demorou para ser definido foi em 2000, na disputa entre George W. Bush e Al Gore, quando houve judicialização e o resultado só saiu 37 dias depois.
Na época, os americanos tiveram que esperar cinco semanas para que o republicano Bush fosse nomeado presidente. Uma batalha judicial deixou o país em suspense e exigiu arbitragem sem precedentes da Suprema Corte. Em 2020, as tensões foram estabelecidas devido aos estados da Pensilvânia, Geórgia, Nevada e Wisconsin, naquele ano a batalha foi no estado-chave da Flórida.
Donald Trump e Joe Biden ficaram cerca de dois dias estacionados com 253 votos para o democrata e 214 para o republicano, ainda segundo o jornal americano The New York Times. Com as ameaças de Trump de que irá judicializar a eleição e os pedidos de recontagem de votos, o resultado permanece indefinido.
Bush X Al Gore
A disputa Bush entre Al Gore ocorreu em 7 de novembro de 2000. A tensão começou quando as televisões, em uma disputa de quem daria o resultado primeiro, declararam um vencedor na Flórida, embora a diferença entre os dois candidatos fosse de apenas 0,5 ponto em um estado com valiosos 29 delegados.
Na época, as redes de televisão primeiro deram a Gore a vitória no estado-chave, depois a Bush. Al Gore chegou a parabenizar Bush, e estava a caminho de fazer o seu discurso de derrota, quando foi notada que a situação no estado não estava clara. Logo em seguida, várias irregularidades foram denunciadas na Flórida, então governada por Jeff Bush, irmão do candidato republicano: uma urna foi encontrada em uma escola e milhares de votos foram invalidados no condado de Palm Beach, com população majoritariamente negra, entre outros.
Com isso, houve em 12 de dezembro a intervenção da máxima corte que determinou que o prazo para a recontagem manual havia se esgotado, pois tinha expirado o prazo para os estados resolverem os conflitos decorrentes das eleições e indicarem seus eleitores no Colégio Eleitoral. Assim, Bush foi eleito presidente por 271 votos do Colégio, um a mais que os 270 exigidos. Gore não chegou à Casa Branca apesar de registrar mais votos nacionalmente, algo que não acontecia desde 1888.