• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • No Nordeste, empresas de Alagoas tiveram o melhor desempenho na demanda por crédito em outubro
Economia

No Nordeste, empresas de Alagoas tiveram o melhor desempenho na demanda por crédito em outubro

Dados foram calculados e divulgados pelo Serasa Experian

Por Da Redação
Ás

No Nordeste, empresas de Alagoas tiveram o melhor desempenho na demanda por crédito em outubro

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

No mês de outubro, todas as Unidades Federativas (UFs) da região Nordeste demonstraram um aumento significativo na busca por recursos financeiros por parte das empresas, em comparação com o mesmo período de 2022. De acordo com o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito, Alagoas liderou com uma alta de 9,8%, enquanto o Maranhão registrou o menor aumento, atingindo 5,3%.

Confira no gráfico e tabela abaixo os números completos:

A nível nacional, as micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras foram os principais impulsionadores desse crescimento na procura por crédito durante o mês de outubro, superando todas as categorias.

Com um aumento expressivo de 10,5%, as MPEs ultrapassaram a média geral do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, que atingiu 10,1%. As grandes empresas também apresentaram um aumento notável de 8,4%, enquanto as médias empresas registraram uma ligeira queda de 4,0%.

Confira no gráfico e tabela abaixo os números completos:

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, destaca que o cenário otimista reflete a influência positiva da redução da taxa Selic e da inflação no país, incentivando as empresas a buscar financiamento. Ele ressalta a importância da disponibilidade de recursos financeiros para garantir a liquidez e cumprir compromissos com fornecedores, elementos cruciais para a sobrevivência e operação das empresas.

Ao analisar os setores, a categoria "Serviços" se destacou com um crescimento notável de 15,1%, seguida pela categoria "Demais" (que inclui empresas dos segmentos "Primário", "Financeiro" e do "Terceiro Setor") com um aumento de 5,8%. Os setores "Comércio" e "Indústria" seguiram com aumentos de 5,8% e 5,1%, respectivamente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário