No Senado, Campos Neto diz que não sabe quando taxa de juros vai cair
Apesar da pressão, presidente do BC reforçou que decisão cabe ao Copom
Foto: Agência Brasil
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta terça-feira (25), durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, que não sabe quando a taxa básica de juros vai cair. Atualmente, a Selic está em 13,75% ao ano. Essa é a maior taxa em mais de seis anos.
"Eu não tenho capacidade [de dizer quando o juro vai cair], até porque eu sou um voto dos nove, de dizer quando isso vai acontecer. Mas eu acho que a gente tem explicado que é um processo técnico, que tem o seu tempo e que as coisas têm caminhado no caminho certo", declarou.
O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem pressionado por uma queda nessa taxa para acelerar o crescimento da economia. Durante a audiência, no entanto, Campos Neto também lembrou que as decisões sobre a taxa de juros são tomadas pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Segundo dados do BC, a expectativa dos economistas é de que a taxa Selic comece a cair somente em meados de setembro deste ano, quando a taxa passaria para 13,50% ao ano.