Cultura

Nobel da Literatura 2022 vai para autora francesa Annie Ernaux

Confira três obras destaques da escritora

Por Da Redação
Ás

Nobel da Literatura 2022 vai para autora francesa Annie Ernaux

Foto: Reprodução/Twitter

O prestigioso Nobel da Literatura 2022, anunciado nesta quinta-feira (6), foi para a escritora francesa Annie Ernaux, de 82 anos. Em seus livros, a autora experiências pessoais observadas a partir de um ponto de vista social. Segundo a academia, Ernaux revela “experiências de classe, descrevendo a vergonha, a humilhação, a inveja ou a incapacidade humana de se enxergar como é. Assim, ela atingiu um patamar admirável e duradouro”.

Presença confirmada na edição deste ano da Flip, a Festa Literária de Paraty, Ernaux vem ganhando espaço nas livrarias brasileiras. A editoria Fósforo, responsável por publicar obras da autoria no país, vai lançar, nos próximos meses, os títulos A Vergonha, que já se encontra em pré-venda, e O Jovem

Confira três obras destaques da autora:

O Acontecimento- Nos anos 50, Annie Ernaux, aos 23 anos, se depara com uma gravidez indesejada do namorado que acabara de conhecer. Sem poder contar com o apoio dele ou da própria família,  ela busca formas de interromper a gestação e se depara com muitos empecilhos, já que o procedimento era crime na França e podia render punições inclusive a quem a ajudasse. A trama inspirou o filme O Acontecimento, da diretora Audrey Diwan, vencedor do Leão de Ouro no Festival Internacional de Veneza de 2021. 

O Lugar- A obra inaugura o gênero "autossociobiografia", definido por ela. Na trama de O Lugar, tido como um clássico contemporâneo, Ernaux  se debruça sobre a vida do pai para escrever sobre relações familiares conturbadas e conflitos de classe, em uma mistura homogênea de história pessoal e sociologia. 

Os Anos- A obra é uma espécie de biografia impessoal de Annie Ernaux. Nas páginas de Os Anos, ela costura suas memórias à história da França, em uma trama que retrata de forma sensível e original seu próprio tempo. Pela prosa típica da autora, vê-se passar seis décadas de acontecimentos, como a Guerra da Argélia, o nascimento da sociedade do consumo e a virada do milênio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário