Nobel da Literatura 2022 vai para autora francesa Annie Ernaux
Confira três obras destaques da escritora
Foto: Reprodução/Twitter
O prestigioso Nobel da Literatura 2022, anunciado nesta quinta-feira (6), foi para a escritora francesa Annie Ernaux, de 82 anos. Em seus livros, a autora experiências pessoais observadas a partir de um ponto de vista social. Segundo a academia, Ernaux revela “experiências de classe, descrevendo a vergonha, a humilhação, a inveja ou a incapacidade humana de se enxergar como é. Assim, ela atingiu um patamar admirável e duradouro”.
Presença confirmada na edição deste ano da Flip, a Festa Literária de Paraty, Ernaux vem ganhando espaço nas livrarias brasileiras. A editoria Fósforo, responsável por publicar obras da autoria no país, vai lançar, nos próximos meses, os títulos A Vergonha, que já se encontra em pré-venda, e O Jovem.
Confira três obras destaques da autora:
O Acontecimento- Nos anos 50, Annie Ernaux, aos 23 anos, se depara com uma gravidez indesejada do namorado que acabara de conhecer. Sem poder contar com o apoio dele ou da própria família, ela busca formas de interromper a gestação e se depara com muitos empecilhos, já que o procedimento era crime na França e podia render punições inclusive a quem a ajudasse. A trama inspirou o filme O Acontecimento, da diretora Audrey Diwan, vencedor do Leão de Ouro no Festival Internacional de Veneza de 2021.
O Lugar- A obra inaugura o gênero "autossociobiografia", definido por ela. Na trama de O Lugar, tido como um clássico contemporâneo, Ernaux se debruça sobre a vida do pai para escrever sobre relações familiares conturbadas e conflitos de classe, em uma mistura homogênea de história pessoal e sociologia.
Os Anos- A obra é uma espécie de biografia impessoal de Annie Ernaux. Nas páginas de Os Anos, ela costura suas memórias à história da França, em uma trama que retrata de forma sensível e original seu próprio tempo. Pela prosa típica da autora, vê-se passar seis décadas de acontecimentos, como a Guerra da Argélia, o nascimento da sociedade do consumo e a virada do milênio.