• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Nordeste lidera pedido de reforço da Força Federal para segurança no dia da eleição
Brasil

Nordeste lidera pedido de reforço da Força Federal para segurança no dia da eleição

Foram 220 pedidos autorizados pelo TSE

Por Da Redação
Ás

Nordeste lidera pedido de reforço da Força Federal para segurança no dia da eleição

Foto: Exército Brasileiro

A região Nordeste fez cerca de 220 pedidos autorizados de apoio à Força Federal para a segurança do primeiro turno das eleições deste ano. Os pedidos foram autorizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

O Sudeste está na segunda posição entre as regiões com 167 pedidos, todos do Rio de Janeiro. A cidade foi recordista nas solicitações de reforço para o pleito. Em 2018, as forças atuaram em 69 localidades do Rio, um crescimento de 142%. 

O Maranhão e o Piauí, aparecem com 97 e 85 localidades requerentes de apoio para as eleições do próximo domingo (2), respectivamente.

Apesar de ser a região com mais pedidos, o Nordeste teve uma queda de 28,5% em comparação as solicitações das eleições de 2018. Quando 308 municípios nordestinos tiveram atuação das Forças Armadas. o 

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, autorizou o envio da Força Federal para reforçar a segurança do primeiro turno das eleições de 2022 em 561 localidades de 11 estados brasileiros. Em 2018, a Força Federal atuou em 513 localidades, também em 11 estados.

O pedido de apoio da Força Federal pelo TSE está previsto em lei desde o ano de 1965. De acordo com a legislação, este auxílio pode ser solicitado pelo TSE para garantir a normalidade da votação e da apuração do resultado, assim como garantir o livre exercício do voto pelos cidadãos. Cabe ao TSE justificar a necessidade desse reforço em cada localidade.

Os pedidos aprovados pelo TSE são direcionados ao Ministério da Defesa, que se encarrega de planejar e executar as ações das Forças Armadas.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.