• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Nordeste lidera taxa de desemprego; desocupação volta aos níveis pré-pandemia
Economia

Nordeste lidera taxa de desemprego; desocupação volta aos níveis pré-pandemia

Oportunidades são mais escassas para mulheres, jovens e menos graduados, segundo os números

Por Da Redação
Ás

Nordeste lidera taxa de desemprego; desocupação volta aos níveis pré-pandemia

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) referentes ao mês de março, mostram que o país teve uma leve recuperação na taxa de desemprego, que está em 11,1%, número melhor que o registrado em 2019.

Entretanto, a abertura em detalhes dos números evidenciam a desigualdade de oportunidades e recuperação econômica entre os estados, chamando atenção para o fator idade e escolaridade. O Nordeste é a região que apresenta maior taxa de desemprego do Brasil (13,8%). Na Bahia, em especial, estão os piores índices, 16,5% dos trabalhadores encontram-se sem emprego.

Por outro lado, em Santa Catarina, um dos maiores produtores de frango do país, a taxa de desemprego é de apenas 5,4%, a menor do Brasil. Nos produtores de soja e milho Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, está na faixa dos 6%. No centro-oeste, a taxa fica em 9,5%.

Entre as mulheres, por exemplo, a taxa de desemprego ainda é de 13,4%, enquanto para os homens está em 9,2%, de acordo com os dados do IBGE para o 4º trimestre de 2021, os mais recentes disponíveis. Em relação aos fatores idade e escolaridade, as oportunidades são mais escassas para jovens e menos graduados. Conforme o mercado de trabalho se recupera, entretanto, os jovens estão garantindo, aos poucos, seu espaço.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.