Nordeste, Norte e Sul devem ter chuva forte nos próximos dias
Previsão é de grandes acumulados de chuva no fim de semana
Foto: Agência Brasil
Nordeste, Norte e Sul devem registrar chuvas fortes nos próximos dias. De acordo com os meteorologistas, os extremos do país, que já vinham sofrendo com temporais nas últimas semanas, devem ter grandes acumulados de chuva no fim de semana.
Maria Clara Sassaki, meteorologista, explica que uma área de alta pressão no interior do país vai dificultar o avanço e a formação de nuvens carregadas. Esse cenário prende as instabilidades nos extremos do Brasil, e favorece chuva persistente nessas áreas.
"O sistema deve se tornar uma frente fria entre domingo e segunda no Sul do país, e vai puxar umidade do Norte para o Centro-Oeste. Esse corredor de umidade que atravessa a região central é responsável pela formação de nuvens mais carregadas, o que favorece a chuva pontual no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso", explica.
No caso do Norte e do Nordeste, os temporais são consequência da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Caracterizada pelo encontro de ventos na região do Equador, a ZCIT é um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva nessas regiões, segundo o Inmet. Entre março e abril, o sistema atinge a máxima aproximação da costa norte do Brasil, intensificando as chuvas nessas regiões.
As águas mais aquecidas do Oceano Atlântico também favorecem a entrada de umidade no continente, contribuindo para o regime irregular de chuvas no Norte e no Nordeste do país.
Neste final de semana, em Salvador, a previsão é máxima de 31°C, com mínima de 25°C.