Norovírus no Carnaval: Saiba como proteger seu sistema digestivo durante a folia!
Aos detalhes...

Foto: Divulgação
Eventos festivos que reúnem muitas pessoas, a exemplo do Carnaval, são convidativos para a propagação do norovírus, que costuma provocar surtos de doenças gastrointestinais. De acordo com a médica gastroenterologista Neogélia Almeida, que atua na Novaclin – unidade de saúde que pertence ao Grupo CITA em Salvador, o norovírus é considerado um agente infeccioso, que causa gastroenterite, que é uma condição que pode desencadear sintomas agudos no sistema digestivo, como diarreia, dor de barriga e vômito.
“Esse tipo de vírus se espalha com facilidade, principalmente em locais onde há aglomeração, como ruas e praias. Na prática, ele pode ser transmitido por contato direto com uma pessoa infectada ou através de superfícies contaminadas. O compartilhamento de bebidas, alimentos e utensílios também aumenta a probabilidade de contrair o vírus”, detalha a especialista.
E como se prevenir neste Carnaval? Neogélia Almeida recomenda o não compartilhamento de objetos; lavar as mãos com água e sabão com frequência ou fazer o uso de álcool em gel, sobretudo após a ida ao banheiro; higienizar sempre os alimentos crus, como frutas e verduras; evitar comer alimentos de rua e de procedência duvidosa e beber água mineral e filtrada. “De modo geral, quem contrai o norovírus, a doença tem duração de 1 a 3 dias, se resolvendo sozinha. No quesito medicamentoso, na maioria das vezes é aconselhável fazer uso de remédios que amenizam os sintomas, como desconforto abdominal e náusea e, principalmente, ingerir bastante água”, conclui a médica, enfatizando que é importante buscar atendimento médico, caso os sintomas persistam.
Grupo CITA
O Grupo CITA - Centros Integrados de Terapia Assistida - é uma holding de clínicas dedicadas ao cuidado de doenças raras e autoimunes. A sua missão é oferecer atendimento humanizado e integral com suporte multidisciplinar, incluindo prevenção, diagnóstico e tratamento aos pacientes nas áreas de imunoterapia, imunização, consultas e procedimentos ambulatoriais. Com equipe altamente qualificada e presente nas cidades de São Paulo e Salvador, o grupo possui selos de certificação e acreditação ONA pelos altos padrões de qualidade, excelência em gestão e segurança no atendimento médico. Na capital paulista, integram o Grupo CITA as clínicas EV CITI e Quíron Reumatologia, e na baiana a Novaclin, a IBIS e a CliaGEN.