"Nós temos a expectativa que tenha a aprovação", diz Wellington Dias sobre Sputinik V
O impasse foi discutido em reunião com a Anvisa
Foto: Agência Brasil
O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, afirmou nesta terça-feira (6), que está otimista na aprovação da vacina Sputinik V pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Wellington Dias e outros 13 governadores, incluindo o da Bahia, Rui Costa, realizaram uma reunião com a Agência para discutir os impasses que impedem a aprovação do uso da vacina no país.
"Nos temos uma expectativa nesse prazo que a gente tenha a aprovação (...) essa vacina tem garantia, já foi aplicada em 58 países, já tem 10 milhões de pessoas imunizadas com ela e ninguém morreu. Queremos essa vacina também para o Brasil, como está no contrato a partir de abril", concluiu.
Em uma nota publicada pela Anvisa, ela informou ter apresentado aos governadores ações para viabilizar importação da Sputnik, um dos imunizantes contra a Covid-19. "Neste momento, a Anvisa avalia o pedido de importação da Sputnik feito por doze estados brasileiros com base na lei 14.124/2021. A Lei criou a possibilidade de importação excepcional de vacinas sem registro no Brasil, desde que atendidos critérios mínimos definidos no texto. A lei também impôs a necessidade de que a Anvisa avalie o cumprimento dos critérios da Lei e emita um parecer", diz um trecho da nota.