• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Nova Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida em outros 5 estados
Brasil

Nova Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida em outros 5 estados

Documento entrou em vigor em julho deste ano no Rio Grande do Sul

Por Da Redação
Ás

Nova Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida em outros 5 estados

Foto: Reprodução/Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul

A nova carteira de identidade começa a ser emitida a partir de janeiro em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Amazonas e Mato Grosso. Apenas com o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro único e válido para todo o país, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) entrou em vigor em julho deste ano no estado do Rio Grande do Sul. Depois passou a ser emitida em Goiás, Minas Gerais, Acre, Paraná e Piauí. 

Até o momento, segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República, já foram emitidos 105.778 documentos. Os demais estados terão até março de 2023 para iniciar a emissão do novo modelo que não tem o número do Registro Geral (RG), que deixará de existir.

A principal diferença entre os modelos, portanto, é o número do documento, que, na CIN, passa a ser o do CPF. Atualmente cada estado emite o RG, o que pode possibilitar que um cidadão tenha vários números, um em cada região. Já o CPF é um único registro para todo o país. A medida visa desburocratizar o acesso e unificar o número do documento dos cidadãos nos estados para evitar fraudes. 

Versões física e digital

A CIN será emitida em duas versões: física e digital. Elas têm o mesmo layout e segurança. A versão física, de papel ou de policarbonato, atende os que não possuem acesso a internet, smartphone ou computador. Já o documento em formato digital é obtido por meio do aplicativo gov.br, mas somente após a emissão da carteira física. Para verificar a autenticidade do documento, a CIN possui um QR Code.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário