Nova carteira de identidade nacional passa a ser confeccionada em todos os postos do SAC na Bahia
Ao todo, 90 unidades na Bahia realizarão o atendimento, incluindo as três carretas do SAC Móvel
Foto: Divulgação
Todas as unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Bahia passam a realizar a confecção da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), a partir de segunda-feira (11). A informação foi divulgada pelo SAC na sexta (8).
Confira as unidades que passam a oferecer o serviço na segunda:
Bom Jesus da Lapa;
Cocos;
Central;
Luís Eduardo Magalhães;
Mucugê;
Pilão Arcado;
Remanso;
Santa Maria da Vitória;
Sento Sé;
Tapiramutá;
e Xique-Xique.
Com a implementação do serviço nessas unidades, ao todo, 90 unidades na Bahia realizarão o atendimento, incluindo as três carretas do SAC Móvel.
Para realizar o atendimento, é necessário fazer o agendamento, através do aplicativo, site, ou por ligação, através do número: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo).
O atendimento é realizado de forma gratuita e tem o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como o número único de identificação. Após realizar o agendamento, é necessário comparecer a unidade do SAC com certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja plastificada é necessário levar também uma cópia.
A CIN também pode incluir o número de outras documentações como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. E informações relacionadas a condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão. Também poderá ser incluído o nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro.
A documentação possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão, com um QR CODE para verificação da autenticidade e verificação de dados. A emissão da CIN ainda não é obrigatória. O Registro Geral (RG), é válido até o dia 28 de fevereiro de 2032. Enquanto a validade da nova documentação varia de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.
Para demais informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site oficial e o site institucional do SAC.