Nova Kombi elétrica será lançada em março, diz Volkswagen
ID Biz terá motor elétrico com potentes 368cv: preço não foi definido
A Volkswagen já prometeu diversas vezes o retorno da Kombi como modelo elétrico e agora um anúncio foi feito pelo próprio presidente da companhia. Mas é claro: não espere o modelo retro com motor refrigerado a ar para delírio dos saudosistas.
O CEO do grupo VW, Herbert Diess, fez o anúncio via Twitter. Mas exatamente que veiculo é esse? Vale lembrar que ele sempre teve nome: ID.Buzz, que remete à sonoridade de “Bus” (ônibus em inglês), apelido da Kombi em países de língua inglesa.
Muito diferente do lendário veiculo desenhado pelo holandês Ben Pon que deu origem a Kombi ainda nos anos 1940, a novidade só vai usar a referência conhecida por todos nós para um modelo 100% elétrico. Os traços arredondados presentes na carroceria, nos faróis e no estilo do carro como um todo é uma vaga lembrança da primeira geração da Kombi (produzida no Brasil de 1957 a 2013). Antes que os “entendidos” protestem: a Kombi Clipper (após 1975) e a Kombi “mexicana” (após 1996) são variações da primeira série.
Projeto audacioso
O projeto do ID.Buzz remete ao ano de 2017 quando a Volkswagen anunciou o retorno da Komb. Na época, a família ID sequer havia sido lançada mas a marca já adiantou na ocasião: será um modelo 100% elétrico.
E assim a nova geração da Kombi deverá ser um veículo com estilo lúdico que remete ao clássico mas usando a moderna plataforma MEB dos modelos elétricos (o ID.3 e ID.4 que já conhecemos usam a mesma base) com baterias de 111kWh.
O modelo conceito já apresentado conta com dois motores elétricos com uma potência total de 275 kW, que equivale a bons 368 cv. A Volkswagen fala em uma autonomia de 600km conforme o ciclo europeu NDC.
O grupo Volkswagen já estaria até planejando uma versão de carga e outra de passageiros para o modelo, tal qual a versão original. Produzida na Alemanha em Hannover a Kombi também deve ser feita em Chattanooga, nos EUA, onde chegará efetivamente ao mercado entre abril e junho deste ano.
A família ID tem sido um sucesso na Europa. Em 2021 o mercado no velho continente absorveu 70.000 encomendas do ID.3. Na China foram 1.000 unidades só em dezembro. Já o Crossover ID.4 teve 6.000 unidades vendidas so nos Estados Unidos no último trimestre. A expectativa é que o ID.3 e ID.4 cheguem ao mercado brasileiro neste ano mas devem ficar bem longe destes números animadores do mercado externo.