Nova Lava Jato: envolvimento do ‘rei do lixo’ em esquema bilionário amedronta Congresso, diz jornalistas
Alvo da PF na Operação Overclean foi pauta de Daniela Lima e Natuza Nery na GloboNews; confira
![Nova Lava Jato: envolvimento do ‘rei do lixo’ em esquema bilionário amedronta Congresso, diz jornalistas](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/200060/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=0cc6c55a8013430dbb2b2bce1bcbfbf1)
Foto: Reprodução
Alvo principal da Polícia Federal (PF) na Operação Overclean, que investiga um esquema bilionário de fraude licitatória com uso de emendas parlamentares, o empresário José Marcos Moura, mais conhecido como ‘rei do lixo’, foi pauta de conversa das jornalistas Daniela Lima e Natuza Nery na quinta-feira (6), durante o programa Central da GloboNews.
Para Natuza, a suposta organização criminosa que teria desviado R$ 1,4 bilhão causa temor no Congresso Nacional. O ‘rei do lixo’ chegou a ser preso pela PF no dia 10 de dezembro de 2024, mas foi solto dias depois por decisão judicial.
“A história dele, quando vem à tona porque a polícia está investigando, deixa uma parte do Congresso Nacional em estado de amedrontamento”, disparou a jornalista.
•LEIA MAIS: 'Rei do Lixo' fechou contratos de R$ 50 milhões com prefeita do União Brasil na Bahia
•Integrantes do judiciário na Bahia temem investigação por vínculo com empresário, diz coluna
Já Daniela Lima afirmou que o caso envolvendo uma figura central ligada ao União Brasil, partido do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do ex-presidente de Salvador , ACM Neto, é o maior escândalo de corrupção do Brasil e alerta para uma “Laja Jato parlamentar".
“O montante de dinheiro que um personagem local e desconhecido pelo Brasil, o ‘rei do lixo’, é acusado de mexer sozinho debaixo dos panos por meio de orçamento secreto é um prenúncio. [...] Foi a prisão dele que levou um presidente de partido a me dizer que hoje o Congresso vive a ameaça e temor de uma Lava Jato parlamentar”, afirmou.
“O fio da meada do ‘rei do lixo’ é que ele está ligado ao União Brasil, que, por acaso, vem a ser o partido do deputado que leva a investigação desse caso de suspeita de vendas de vendas para o Supremo, porque foi um primo dele que jogou dinheiro vivo pela janela: o deputado Elmar Nascimento. O ‘rei do lixo’ tem ascendência na direção desse partido”, completou.
Daniela disse ainda que, diante do avanço da operação da PF, o clima dentro da cúpula do União Brasil é de “sangue, suor, lágrimas e ranger de dentes".
“Porque é um homem [Marcos Moura] ultra capilarizado e todo mundo o conhece. A suspeita da PF é que ele iniciou a venda de orçamento secreto forjando contratos pelas prefeituras que são comandadas por gente do União Brasil, mas esse negócio explodiu”, explicou Daniela.
Na sequência, Natuza completou: “Porque esse dinheiro não tem carimbo. A emenda de comissão, que não tem rastreio, hoje é usada para rachadinha. [...] Esse é o maior caso da PF hoje e pode ser um escândalo”, concluiu.
Veja o vídeo abaixo: