• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Nova onda de calor atinge estados brasileiros com temperaturas acima dos 30º
Brasil

Nova onda de calor atinge estados brasileiros com temperaturas acima dos 30º

Essa é a quinta onda de calor seguida no país

Por Da Redação
Ás

Nova onda de calor atinge estados brasileiros com temperaturas acima dos 30º

Foto: Tânea Rêgo/ Agência Brasil

Uma nova onda de calor deve atingir pelo menos 8 estados do Brasil a partir da próxima quinta-feira (14). A previsão é de que os termômetros se aproximem dos 40°C em Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, grande parte de Minas Gerais, sul do Tocantins e oeste da Bahia.

A onda de calor ocorre quando temos uma temperatura cinco graus acima da média por um período de mais de cinco dias. Neste caso, ela deve se estender de 14 a 20 de dezembro, próximo da chegada do verão que acontece no dia 22 de dezembro.

Essa é a quinta onda de calor seguida no Brasil, que já registrou o fenômeno em agosto, setembro, outubro e novembro.  A previsão é de que o calor se estenda por oito estados com as máximas mais altas no Centro-Oeste do país nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Nos outros estados do Brasil, a previsão é de calor dentro da média. Faltam dez dias para o Verão, que começa em 22 de dezembro. Com isso, a Terra fica mais exposta ao Sol e com uma temporada de poucas chuvas há menos nuvens para impedir a passagem de tanto calor. Ou seja, as temperaturas devem subir ao longo da semana nos demais estados, mas não como na onda de calor.

O mês de novembro terminou como o sexto  mês com recordes de alta temperatura na terra. Desde junho, temos registrado um mês mais quente a cada novo período. Por esse motivo, os cientistas já confirmam que este ano deve terminar como o mais quente da história. Segundo os especialistas, isso é resultado das mudanças climáticas. Os recordes mostram uma alta nas temperaturas e que se somam aos eventos climáticos naturais, como a onda de calor.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário