Nova operação policial mapeia endereços de integrantes de facção envolvidos em tiroteio em Valéria
Ação conta com apoio das polícias Federal, Militar e Civil
Foto: Alberto Maraux/SSP-BA
Forças federais e estaduais de Segurança Pública realizam, nesta manhã de domingo (17), uma ação de mapeamento de possíveis endereços de integrantes da facção envolvida no tiroteio da última sexta-feira, ocorrida no bairro de Valéria, em Salvador.
A operação conta com policiais federais, civis e militares, além de aeronaves do Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar e do Comando de Aviação Operacional (CAOP) da Polícia Federal. Juntos, eles varrem imóveis e áreas de mata fechada na região do Subúrbio Ferroviário da capital baiana.
Em paralelo as ações que ocorrem nas ruas, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, auxilia direcionando os agentes em solo com bloqueios em possíveis rotas de fuga.
A operação ocorre após uma reunião realizada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e pela Polícia Federal, no último sábado (16). Na ocasião, as autoridades policiais definiram metas e estratégias para o enfrentamento ao crime organizado em Salvador e interior do estado.
Semana de operações
Salvador ficou marcada pela violência nos últimos dias, após uma operação policial no bairro de Valéria deixar seis mortos, incluindo um policial federal, e feridos. A região é alvo de incessantes tentativas de domínio de território por parte de facções criminosas que atua na capital.
Na ocasião, policiais federais, civis e militares que preparavam uma operação na localidade foram surpreendidos por criminosos que se prepararam para invadir uma comunidade dominada por uma facção rival. O agente da PF Lucas Caribé acabou sendo atingido por um disparo e veio a óbito. Outros dois policiais ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital Geral do Estado. Cinco bandidos envolvidos na ação já foram mortos pela polícia desde então.