Nova unidade de mineração em Irecê será 'totalmente sustentável', diz diretor da Galvani Fertilizantes
Evento de inauguração aconteceu nesta sexta-feira (24)
Foto: Farol da Bahia
O diretor-presidente da Galvani Fertilizantes, Marcelo Oliveira, afirmou que a nova unidade de mineração inaugurada nesta sexta-feira (24) em Irecê, no centro-norte da Bahia, será totalmente sustentável.
A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) inaugurou nesta sexta a pedra fundamental da nova unidade industrial, em parceria com a Galvani Fertilizantes. Com investimento de R$ 340 milhões a partir de 2026, serão produzidas anualmente 350 mil toneladas de concentrado fosfático, destinadas ao complexo industrial de Luís Eduardo Magalhães, para serem transformados em fertilizantes.
"É um empreendimento que reduz o consumo de água, é um processamento a seco praticamente, e não utiliza barragem de rejeitos. Então é totalmente sustentável", disse em coletiva de imprensa no evento de inauguração.
O diretor-presidente também destacou a geração de empregos com a nova unidade de mineração. "Nós temos 600 empregos durante 2024, 2025 e 2026. A metade de 2025 já começa a questão dos empregos para a operação. Então a partir de 2025 nós temos 300 empregos diretos, a Galvani na operação, fora indiretos. Então é uma expectativa grande de movimentar bem a economia da cidade", pontuou.
Durante o evento desta sexta (24), a empresa assinou o acordo com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e estabeleceu uma parceria para o direcionamento do calcário resultante do processamento do fosfato à agricultura familiar da região. Serão doadas 10 mil toneladas de calcário por ano.
"É um prazer para nós também estar junto com a agricultura familiar, que proporciona a atingir mais e mais a desenvolvimento da região", finalizou Oliveira.