Novas CB 500X e CB 500F chegam aos concessionários Honda
Dupla oferece propostas diferentes: uma esportiva e mais rápida enquanto a outra é uma crossover
A Honda lança nesta semana a nova linha CB com os modelos 500F (naked) e 500x (aventureira) com diversas mudanças em reação às motos que estão no mercado nesta configuração desde 2018. Apesar de manter a cilindrada e a potência de 50,4CV as duas novidades trazem propostas distintas e entrega de torque similar: 4,53 kgf.m a 6.500 rpm.
Agora o câmbio de seis marchas ganha auxílio da embreagem deslizante assistida que torna a pilotagem mais previsível e as trocas de marcha mais suaves. A suspensão também ganhou maior curso, especialmente na 500X e há um novo painel de LCD do tipo blackout com indicador de marchas e também aviso de troca “shift light”. O freio ABS é duplo e há um novo conjunto com pistão duplo na dianteira e discos do tipo “wave” do tipo ondulado para melhor resposta. Também são comuns os novos guidões cônicos, mais afilados nas extremidades, deixando a pilotagem mais eficiente.
A CB500 X chega ao mercado por R$ 28.900 enquanto a CB 500F custa R$ 26,9 mil sem opcionais ou pacotes específicos. Ambas tem três opções de cores, três anos de garantia e assistência 24h durante o período.
CB 500X
Com perfil típico de motos crossover a linha X ganha rodas aro 19 na dianteira (17 na traseira) que elevam a posição da motocicleta. Toda a carenagem é nova e há inovações como as tomadas de ar laterais e o formato do tanque de 17 litros. Apesar da altura elevada o banco é mais baixo o que possibilita a um piloto de menor estatura usufruir de suas vantagens sem dificuldade para se equilibrar.
A suspensão dianteira tem 150mm de curso no garfo telescópico e a traseira tem Prolink de 135mm, ganho de 17mm em relação a versão antiga. Os freios ABS trazem disco de 310mm na frente com pinça dupla na traseira disco do tipo margarida com 240 mm de diâmetro e pinça de pistão único.
Na pilotagem a 500X ficou mais leve e a entrega de torque parece bem diferente além dos 4% de melhoria informados pela Honda. Mesmo com pneus on/off road ela não se mostrou “dura” no fora de estrada e manteve conforto e aceleração linear, típica desses novos motores que vibram menos e são mais silenciosos.
CB 500F
O estilo da naked esportiva parece mais acertado com carenagem nova e estilo “Street Fighter”. A suspensão tem curso de 120mm na frente com garfo telescópico e 119mm no Prolink monoamortecido na traseira. Apesar de mais baixa que a CB 500x o ajuste da F não ficou endurecido para o perfil da moto.
Os freios são precisos e foram aprimorados. O ABS tem duplo disco na frente com 320mm e atrás 240mm.
Os novos guidões cônicos deixaram as duas motos mais leves de pilotar e o painel é completo com estimativa de consumo, indicador de marcha e outras informações.