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Nove em cada dez estudantes confiam em seus professores, aponta pesquisa

Dia do Professor é celebrado neste domingo (15)

Por Da Redação
Ás

Nove em cada dez estudantes confiam em seus professores, aponta pesquisa

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Noventa por cento dos estudantes afirmam confiar em seus professores, com 87% considerando-os modelos de ensino positivos, de acordo com a pesquisa "Educação na perspectiva dos estudantes e suas famílias", conduzida pelo Datafolha a pedido do Itaú Social, Fundação Lemann e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O estudo também revela que os professores mantêm um relacionamento sólido com os alunos, já que 81% dos estudantes relatam que não enfrentam problemas na relação com seus professores, enquanto apenas 19% discordam dessa afirmação.

A proximidade entre professores e alunos é mais notável nos períodos de Alfabetização e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), com índices de 87% e 86%, respectivamente, comparados aos anos finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, com 77% e 78%.

Em termos de interação com as famílias, 72% dos estudantes e seus familiares relatam que os professores são uma fonte confiável para esclarecer dúvidas, com números mais altos entre os alunos dos períodos de Alfabetização (78%) e Anos Iniciais (77%). Os professores da região Sul são considerados os mais acessíveis, com uma taxa de 82%, enquanto na região Norte essa prática ocorre com menos frequência, atingindo 67%.

Para 87% dos responsáveis pelos estudantes, os professores conhecem muito ou em parte as dificuldades de aprendizado de cada um dos seus alunos. Segundo o estudo, os professores da região Sul são os mais perspicazes, com 93%, seguidos pelo Nordeste com 90%, e as regiões Centro-Oeste (86%), Norte (86%) e Sudeste (83%).

Esse reconhecimento pode ser explicado pelas atividades realizadas nas escolas, com 91% das famílias afirmando que elas contribuem para construir uma relação de confiança. Na região Norte, esse índice é de 95%, seguido pelo Sul (94%) e Nordeste (93%). Centro-Oeste e Sudeste têm números praticamente equivalentes, com 88% e 87%, respectivamente.

"A motivação dos professores em criar soluções criativas para tornar a aprendizagem mais envolvente é reconhecida pelos estudantes, que retribuem se envolvendo com o conteúdo. Essas iniciativas moldam a jornada educacional de crianças, adolescentes e jovens, ampliando sua perspectiva de vida", afirma Juliana Yade, coordenadora de Educação Infantil do Itaú Social, que também atuou como professora do Ensino Fundamental por oito anos.

Professor: a chave da transformação

Para o Dia do Professor, 15 de outubro, conheça histórias de professoras da Bahia que inovaram ao dar aula. 

Projeto escolar de escrita de diário contribui com a melhoria no Ideb

Em um período de quatro anos, os estudantes do município de Una evoluíram 8% na aprendizagem de língua portuguesa, segundo o Ideb. Parte dessa conquista é atribuída ao projeto de escrita de diário pessoal iniciado pela professora Cláudia Dapper, do Colégio Municipal Cândido Romero Pessoa, zona rural do Una. A iniciativa foi inspirada pela obra “Diário de Anne Frank”, que motivou os estudantes a adotarem como rotina narrar suas histórias em cadernos.

Projeto escolar com catálogo de jogos em São Francisco do Conde

A professora Mighian Danae disponibilizou gratuitamente o “Catálogo de Jogos e Brincadeiras Africanas e Afro-brasileiras” e o livro digital “Brincar e descolonizar: educar para a equidade”. Ao todo são mais de 100 jogos e brincadeiras com origem brasileira e de seis países do continente africano. A produção desse material levou dois anos e foi aplicada parcialmente na escola quilombola José de Aragão Bulcão, em São Francisco do Conde, conquistando boa adesão dos estudantes e de seus familiares.

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