Novo coronavírus faz exportadoras perderem R$ 48 bilhões
Mais de 75 mil pessoas foram infectadas na China continental

Foto: Marcos Santos/ USP Imagens
Após um mês, completados na sexta-feira (21), do primeiro dia que o surto de coronavírus se alastrou pela China, os mercados financeiros globais foram atingidos e as empresas brasileiras exportadoras de commodities perderam R$ 47,709 bilhões em valor de mercado.
Essa queda reflete o risco do impacto que a doença causará à economia do gigante asiático e do mundo. Ainda com a destruição de valor bilionária, especialistas estimam que as ações ainda não sentiram todo o efeito negativo.
Até sexta-feira (21), mais de 75 mil pessoas foram infectadas na China continental e mais de 2 mil morreram. Além desses números, outra situação preocupa os investidores: desconfiam de que Pequim não esteja divulgando o cenário real da doença.
Assim, as ações ON (com direito a voto) de Gerdau e Vale, que exportam minério de ferro para a China, recuaram mais de 12% e 10%, respectivamente, desde o início dos efeitos. Investidores se preocupam com a retração dos setores de construção e produção de automóveis no país.