Coronavírus

Novo coronavírus já estava em Barcelona 1 ano antes da pandemia, diz estudo

Pesquisa foi divulgada ontem (26), pela Universidade de Barcelona

Por Da Redação
Ás

Novo coronavírus já estava em Barcelona 1 ano antes da pandemia, diz estudo

Foto: Reprodução

A Universidade de Barcelona comunicou na sexta-feira (26), que identificou a presença do novo coronavírus em amostras de águas residuais coletadas na cidade em 12 de março de 2019, o que significa que o SARS-COV-2 já estava em circulação um ano antes da declaração de pandemia mundial, em 11 de março de 2020. Segundo o resultado da pesquisa, vírus circulava muito antes de ser conhecido. 

Para realizar os estudos, os especialistas estudaram semanalmente amostras obtidas de duas estações de tratamento da capital da Catalunha, sob a premissa de que há grandes quantidades de genoma de coronavírus nas fezes. Com isso, ter identificado a presença do vírus antes dos casos demonstra, segundo os pesquisadores, que muitos infectados podem ter sido confundidos com doentes de gripe. 

No dia 14 de março deste ano, o governo espanhol declarou estado de emergência e aprovou medidas severas para restringir a movimentação da população e as atividades sociais e econômicas para conter o contágio. Segundo o Ministério da Saúde local, na quinta-feira (25), foram reportados três óbitos e 157 novos casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Ao todo, a Espanha já registrou 28.330 mortes e 247.486 casos.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário