Novo Fies: Caixa divulga orientações sobre renovação
Medida serve para estudantes firmados a partir do 1º semestre de 2018
Foto: Agência Brasil
A Caixa Econômica Federal divulgou, nesta quinta-feira (16), os procedimentos de renovação e manutenção dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), na modalidade Novo Fies, firmados a partir do 1º semestre de 2018. A medida foi publicada no Diário Oficial da União. Segundo o órgão, os aditamentos devem ser feitos pelo sistema Sifes. Já no caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o aluno precisa levar a documentação comprobatória à agência da Caixa para finalizar a renovação. Os aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação no sistema.
Quem deseja realizar o aditamento é necessário estar em dia com os pagamentos do boleto único. O estudante que estiver inadimplente deve acessar o Sifes para emissão do boleto ou procurar uma agência da Caixa para regularizar sua situação. Também podem ser feitos pelo Sifes: pedidos de suspensão do contrato, transferência de curso ou instituição de ensino e aumento do prazo de utilização ou encerramento antecipado.
Para os contratos do Fies firmados até dezembro de 2017, a renovação é feita por meio do sistema SisFies, operado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Por causa da pandemia do novo coronavírus, nesta quarta-feira (15), a autarquia prorrogou o prazo para os aditamentos para 30 de junho.