Brasil

Novo golpe com pagamento por aproximação é descoberto

A ação envolve três novas variações de um malware, um tipo de vírus chamado Prilex

Por Da Redação
Ás

Novo golpe com pagamento por aproximação é descoberto

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasi

Um novo golpe no mercado foi identificado pela consultoria de segurança digital Kaspersky identificou nesta semana. Foi classificado como o primeiro do tipo no Brasil envolvendo a realização de pagamentos por aproximação de cartões de crédito ou smartphones em pontos de venda.

Segundo a empresa, o golpe envolve três novas variações de um malware, um tipo de vírus chamado Prilex. Com a atualização, ele se tornou capaz de bloquear os pagamentos por aproximação em dispositivos como máquinas de cartão. 

Com isso, o consumidor é obrigado a realizar o pagamento usando um cartão de crédito físico, o que dá origem a uma "transação fantasma", com os dados do cartão sendo obtidos pelos criminosos e usados em transações.
Ainda de acordo com as informações, os pagamentos por aproximação "se tornaram extremamente populares no Brasil e no mundo durante e após a pandemia". Mas essa adoção elevada também acabou chamando a atenção dos criminosos, com o surgimento de golpes específicos para a modalidade.

Em geral, a tecnologia por trás desse meio de pagamento é segura e busca evitar golpes, mas o malware Prilex consegue impedir as transações e obrigar o uso do cartão, permitindo assim o roubo de dados. Um sinal do golpe é o surgimento na máquina da mensagem "erro aproximação. Insira o cartão".

O chefe da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky na América Latina,Fabio Assolini, ressalta que "os pagamentos por aproximação fazem parte de nossa rotina e as estatísticas mostram que o segmento de varejo lidera a lista com uma participação superior a 59% da receita global de pagamentos sem contato em 2021. Essas transações são extremamente convenientes e especialmente seguras".

Para ele, o golpe "mostra a criatividade e conhecimento técnico dos criadores do Prilex com relação aos meios de pagamento. O bloqueio foi uma saída inusitada, porém eficaz. Isso faz o grupo brasileiro ser o primeiro a conseguir realizar fraudes com essa tecnologia, mesmo que forma indireta".
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário