Autos

Novo Jetta GLI chega ao país com atualizações importantes

Linha 2022 vem mais equipada e segura mas preço sobe ainda mais

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Novo Jetta GLI chega ao país com atualizações importantes

Em um universo restrito de sedãs médios que tem apenas Corolla, Cruze e Arrizo 6, ganha novamente o Jetta porém somente na versão GLI esportiva. E vai muito além do que outros concorrentes oferecem. Nada de motor híbrido como o Toyota ou o Caoa Chery, o Jetta GLI retorna ao Brasil via México com importantes atualizações. 

Essa atitude esportiva se traduz em um novo visual com mudanças pontuais. A nova grade em colmeia abriga o logotipo do atual padrão da Volkswagen e apenas os emblemas “GLI” na parte externa. Ele está nos pára-lamas, na grade e na tampa do porta malas generoso dr 510 litros. 

 

Embora a Volkswagen diga que o carro “cresceu” se trata apenas de uma mudança no desenho dos para-choques para um ganho de 3,8cm. Agora ele mede 4,74m com 2,68m de entre-eixos, 1,79m de largura e 1,47m de altura. Digno de seu mercado o Jetta GLI incorpora novas saídas de escapamento, novo desenho das rodas aro 18 calçadas com pneus Pirelli Cinturato P7 e pinças de freio na cor vermelha. Mas o GLI evoca a tradição esportiva de sua sigla que nasceu nos anos 1980 nos Estados Unidos referindo-se aos carros de perfil esportivo e equipado com injeção eletrônica - o máxima naquela época. 

 

E o Jetta quer entregar o máximo de prazer ao volante. Por isso aceleramos a novidade no circuito Panamericano, no interior paulista, provando as mudanças feitas pela Volkswagen. O motor é o mesmo 350TSI com 2,0 litros e 231cv com 35,7kgfm de torque a partir de 1500rpm alimentado a gasolina. Se por um lado ele ganhou um cavalo de potência teve ajustes para atender ao exigente Proconve L7 e ganhou um segundo catalisador. 

 

A mudança mais importante foi a troca do câmbio de seis marchas pelo rápido DSG de sete velocidades (DQ381). Fruto de dor de cabeça para alguns clientes, o câmbio ganhou  nova bomba elétrica e mecânica, novo sistema de vedação, fluido de baixa viscosidade e otimização nos rolamentos de troca de marcha. Acoplado ao motor 350TSI, o Jetta GLI tem trocas precisas como exige seu perfil esportivo.

 

Ao volante, a Volkswagen também promoveu ajustes no freio que tem sistema a disco (312mm na dianteira e 300 na traseira) com ABS e distribuidor de frenagem EBD, assistência BAS, ASR e EDS. Com novas relações no controle de tração o carro ficou mais preciso e afiado rodando em velocidades mais altas na pista. 

 

Ao adotar novos controles de condução (modos Eco, Comfort, Sport e Individual) se nota as diferenças de comportamento especialmente nos extremos nos modos “Eco” e “Sport”. No perfil esportivo as trocas são rápidas, a direção é mais firme e as respostas chegam em rotação mais alta entregando mais performance. 

 

Aliás, na parte interna, o Jetta repete a personalidade externa. Tem soleiras, pedaleiras em inox, volante de base reta com o logotipo “GLI”, bancos em couro com ventilação e suporte lateral além da multimídia VolksPlay de 10” com espelhamento sem fio de celulares. No painel, o Active Info Display digital, ar digital dual zone (ainda sem saída para os passageiros no banco traseiro) e carregador sem fio de celular são itens de série. 

 

Também foram agregados ao Jetta GLO o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com função Stop&Go, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Sistema de Frenagem Pós-Colisão e 6 airbags. O preço do carro também avançou muito neste intervalo onde esteve ausente das concessionárias. Antes da pandemia custava cerca de R$ 149 mil chegando a R$ 165 mil e já no fim de 2011 estava precificado a R$ 205 mil. Agora o sedã esportivo sai por R$ 216,9 mil e ganha duas novas cores (vermelho Kings e azul Rising) mantendo seus 3 anos de garantia de fábrica.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.