Michel Telles

Novo livro oficial de Paul McCartney chega para celebrar os 60 anos do nascimento da beatlemania!

1964: Os Olhos do Furacão traz um olhar inédito e intimista sobre um dos maiores fenômenos culturais da história da música

Por Michel Telles
Ás

Novo livro oficial de Paul McCartney chega para celebrar os 60 anos do nascimento da beatlemania!

Foto: Divulgação Assessoria

 

Há 60 anos nascia um dos maiores fenômenos da história da música: a beatlemania. Foi na primeira viagem transatlântica da banda, entre o final de 1963 e início de 1964, que o Fab Four testemunhou uma espécie de catarse coletiva: eles tinham conquistado o mundo. O novo livro de Paul McCartney, 1964: Os Olhos da Tempestade, que será lançado mundialmente no dia 13 de junho, revela pela primeira vez um olhar intimista e revelador desse período. O livro mostra a visão de Paul McCartney, que registrou a turnê com sua câmera 35mm, sobre o que eles viram e viveram nesse período. São 275 imagens, a maioria delas inédita, com 60 páginas de textos contextualizando a importância histórica, cultural e social do momento. A edição chega em português pela Belas Letras, em formato de luxo 24cmx28cm, com capa dura, 336 páginas e papéis diferentes, um para melhor leitura dos textos, e outro pensado para destacar a parte das imagens.

Os garotos de Liverpool passaram por 6 cidades, Liverpool, Londres, Paris, Nova York, Washington D.C. e Miami. O livro revive esse momento mágico e explosivo, relembrando o pandemônio das casas de shows britânicas, seguido da histeria instalada na recepção da banda em sua primeira visita aos Estados Unidos.

“Milhares de olhares de repente estavam sobre nós, criando uma imagem que nunca mais vou esquecer.” – Paul McCartney

A obra conta com um prefácio do próprio Paul e textos introdutórios contextualizando a passagem dos Beatles por cada uma das 6 cidades e os principais acontecimentos de cada visita dos garotos de Liverpool.

Para entender o fenômeno da beatlemania, o livro apresenta um ensaio da historiadora de Harvard Jill Lepore chamado “Beatlelândia”, descrevendo como os Beatles se transformaram no primeiro fenômeno global de cultura de massa. Lepore analisa e contextualiza o nascimento da beatlemania, além de resgatar trechos de entrevistas da época, mostrando o comportamento e a reação dos garotos de Liverpool ao frenesi causado pelo seu sucesso. A historiadora traça um paralelo com os acontecimentos políticos e sociais que aconteciam em durante a turnê dos Beatles.

O livro Paul McCartney – 1964: Os Olhos do Furacão já está em pré-venda no site da Amazon.


 
 
Sobre o autor:

Paul McCartney é um dos maiores artistas de todos os tempos e sua música ajudou a definir uma era na história do rock. O eterno baixista dos Beatles nasceu em 1942, em Liverpool, onde foi criado e educado. Paul deu início a uma carreira solo após o fim dos Beatles, onde construiu uma vasta discografia e fez inúmeros shows ao longo dos anos. O músico mora na Inglaterra e continua lançando discos e fazendo shows.

Jill Lepore é professora de história americana na Universidade de Harvard. Ela é autora de The Name of War: King Philip’s War and the Origins of American Identity, New York Burning: Liberty, Slavery and Conspiracy in Eighteenth-Century Manhattan, The Secret History of Wonder Woman, entre outros. Além de professora, Lepore também é redatora da The New Yorker, apresentadora de podcast e vencedora de prêmios como Bancroft, American History Book Prize, Hannah Arendt, entre outros.
mockup paul maccartney 1964 - 2
Paul McCartney – 1964: Os Olhos do Furacão

Autor: Paul McCartney, Jill Lepore (Introdução)
Tradução: Henrique Guerra
Editora Belas Letras
ISBN LIVRO: 978-65-5537-277-9
336 páginas
Formato: 28x 24cm
Peso: 1200 g
Preço de capa: R$ 449,90

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário