Novo Minha Casa, Minha Vida objetiva financiar 2 milhões de unidades até 2026
Pessoas em situação de rua deverão ser incluídas na lista de possíveis beneficiários da iniciativa
Foto: Reprodução/Agência Brasil
O programa habitacional Minha Casa, Minha Vida deverá ser retomado a partir de terça-feira (14). O anúncio pode ser feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante um evento na Bahia.
Como destacou a Casa Civil, 2 milhões de casas serão financiadas até 2026. Criado em 2009, o programa que facilita o financiamento de moradias deixou de existir em 2020. Dessa forma, ele passou a se chamar Casa Verde e Amarela, sofrendo alterações em alguns critérios.
Em sua retomada, o novo Minha Casa, Minha Vida deverá disponibilizar 50% do financiamento para casas de famílias com renda de até R$ 2.640 – a chamada “Faixa 1”. Os indivíduos em situação de rua também deverão ser incluídos na lista de possíveis beneficiários da iniciativa, assim como será ampliado o número de unidades e repasses para a locação social.
De acordo com a Casa Civil, o novo Minha Casa, Minha Vida deverá contemplar o financiamento de moradias usadas. Existe ainda um compromisso de que os novos empreendimentos serão financiadas com maior proximidade a “comércio, serviços e equipamentos públicos, e com melhor infraestrutura no entorno".